Segunda ponte entre Brasil e Paraguai recebe última peça que une os dois lados da obra

16/09/2022 447 Visualizações
Segunda ponte entre Brasil e Paraguai recebe última peça que une os dois lados da obra

O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Marcos Vinicius afirmou em entrevista à RPC que para a liberação do tráfego de veículos são necessários ainda alguns serviços.

"Além da peça metálica a gente vai carregar ela (ponte) com as lajes que são pré-prontas.

Depois tem a parte de concreto e ai são feitos os acabemos que são o guarda-corpo, iluminação, drenagem e pavimento.

Só aí é que será liberado”, explicou Marcos.

 

 

Aduela une extremidades

A união dos dois lados foi feita com uma peça chamada aduela. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná foram colocadas na ponte 37 delas, 18 em cada em cada margem do Rio Paraná e uma no centro da ponte, para unir as extremidades.

As aduelas são peças fabricadas com uso de metal e concreto que dão forma à via da ponte. A colocação delas teve início em outubro de 2021, conforme o DER.

Cada peça pesa em torno de 95 toneladas, com 11,9 metros de comprimento e 19,9 metros de largura. A aduela de junção, peça colocada tem 5,7 metros de comprimento e aproximadamente 20 metros de largura e pesa cerca de 30 toneladas, segundo o engenheiro do DER.

O DER afirmou que as aduelas são integrados por meio de soldas e apoiadas pelos cabos de sustentação, além de um complementado com a utilização de concreto.

Acesso a ponte

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para que a estrutura possa ser liberada para o tráfego de veículos, ainda é necessária a finalização da estrutura.

Segundo o DER, a rodovia de acesso a ponte do lado brasileiro está chegando a 16,57% de conclusão.

Os serviços estão concentrados na execução do viaduto de acesso ao Porto Iguaçu e no viaduto da BR-469, bem como na terraplenagem da nova pista e dos espaços das novas aduanas do Paraguai e Argentina, segundo o departamento.

fonte G1.